14 de jul. de 2012

Moral# Pessoas

Olá, eu gostaria de informar antecipadamente que EU ODEIO PESSOAS!
Quando falamos no geral é claro, obrigado pela atenção e por favor continue sua leitura.


Obviamente eu não vou falar bem do ser humano... Você acha que pessoas no geral são boas? As interações sociais fazem elas terem a obrigação de não fazerem qualquer mal imediato em um desconhecido, mas eu acredito, do fundo do meu coraçãozinho, que todo ser humano é um verme, um câncer no planeta, e que pisaria e arrastaria os pés nos outros se este pudesse. No entanto é necessário um peça fundamental para que o ser humano desencadeie sua "verdadeira", esta é o poder, acredito que todos foram educados para que pensem que poder corrompe, pois isso está errado! Nós nascemos corrompidos e não puros, se você der muito poder á alguém, esse alguém simplesmente se libertará de suas amarras que o fará tudo o que quiser, e permitam-me dizer novamente, o ser humano é podre! Seus desejos são somente limitados a sua imaginação...


Ah... Bom, vamos por partes...


Primeiramente você sabe o que é bem e mal não é mesmo? Antes de ler esse texto você tem que ter uma ideia fixa do que é bem e mal. De qualquer modo eu vou dar algumas descrições para que você poça talvez fixar melhor a ideia do que são essa coisas.


Segundo a wikipédia: O Bem na filosofia é a qualidade de excelência ética que leva a uma melhor compreensão da afetividade, da humildade, da sabedoria. Um conjunto de boas ações favorecem na conscientização sobre a existência, tanto do ponto de vista material quanto espiritual.


e


A idéia de mal geralmente se refere a tudo aquilo que não é desejável ou que deve ser destruído. O mal está no vício, em oposição à virtude.


Agora sou eu falando: Virtude é uma disposição estável em ordem de fazer o bem e mal seria a forma não estável.O bem compreende a virtude mas também compreende o mal, o meu é o caminho socialmente "errado" de se alcançar o bem (para si). Entenderam?


Nascimento


Como dito acima nós nascemos "maus", somos movidos por "pecados"... (Não sei se essa foi a expressão mais adequada...), Pense, o que um bebê pode pensar e que seja "bom". Ele pensa em se satisfazer, seja com comida ou carinho, e se livrar de incômodos como sua sujeira ou machucados. Basicamente ele é movido a egoismo, o que eu consideraria o"mau" primordial, esse "mau" nós levamos pelo resto da vida e seu contrario seria altruísmo,  altruísmo é fazer algo sem ter nada em troca e isso é impossível se você faz isso para se sentir bem, só seres não conscientes podem praticar altruísmo, e isso só compreende robôs, embora este tenha que ser desprovido capacidade racional direta (ele só pensa e faz algo se alguém mexe-lo).
Somos essencialmente "maus", mas isso muda pois vivemos em sociedade...


O ambiente social


Assim que tivermos (formos forçados) que nos socializar nós teremos que nos tornar pessoas com "bondade", isso se deve porque isso garante a sobrevivência. Ao nos socializarmos nós podemos ganhar algo, podendo ser desde algo material até a nossa solene felicidade por fazer algo para os outros.. Sim a aberrações que fazem isso algumas vezes só por que isso a faz feliz... É igual a um fetichista com tesão, ele pratica esse fetiche pois isso o dá prazer, ele se machuca, ingere coisas perigosas, se apega a coisas estranhas, etc, por que isso o faz feliz... Mesmo que ele morra no processo (auto-canibais, auto-flageladores, suicidas que arriscam sua vida por crianças prestes a seres atropeladas por exemplo)
O fato é, nós carregamos o egoismo por toda nossa vida, nós nos importamos mais conosco do que com os outros... E isso é totalmente natural! Por que nos importaríamos com os outros mais do que conosco? A evolução escreveu em nosso código genético que devemos sobreviver e passar nossos genes adiante, e para isso foi criado o egoismo, sempre iremos querer coisas boas para nós mesmos, e infelizmente esse "instinto" pode acabar não cumprindo a finalidade desejada se você quiser morrer para se sentir bem...
Deixando o egoismo de lado, vamos nos perguntar agora, por que nós vivemos em sociedade? Bom, a resposta é simples e tenho certeza que você também já sabe, nós vivemos em "bandos" pois assim a vida fica mais fácil. Se vocês repararem a convivência social utópica seria uma ótima concepção de "bem", o bem neste contexto uma convivência pacifica onde todos se beneficiam da ação de todos e conseguem suprir todas as suas vontades sem atrapalhar os outros.
É claro que isso é impossível por isso é uma utopia...
Mas com certeza podemos chegar a algo perto disso, então por que não chegamos? É simples, o egoismo é uma concepção individual e bem (como descrito acima não de uma forma geral) é uma concepção social.
O que isso quer dizer?
Quer dizer que o bem descrito acima só existe se houver mais de 1 ser. E se há 2 ou mais seres eles uma hora ou outra vão dar prioridade a seus instintos individuais e não aos sociais por motivos óbvios como recompensa imediata, prioridade, liderança (dominação), etc.
Nós queremos não só viver, alguns nem querem isso! Nós queremos nos sentir bem, e isso que importa!
Por isso seres humanos são odiosos...
Ah, e eu me incluo em tudo que disse! E incluo você também ser asqueroso!


Eu sou egoísta e não vejo mal nisso
Ox

Certas pessoas podem ser boas mesmo sendo egoístas...
Sasori

Eu não falei acima que o bem compreendia o mal Sasori?
Isso quer dizer que as pessoas fazem o mal para algo bom, nem que seja para elas próprias
Misao

Não entendi direito
KAEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário