1 de jun. de 2012

Projeto Icarus V.2 Anatomia Estranha

Bom, com os projetos alquímicos eu ditava pouco a pouco como era o projeto de um "homem" voador, mas acho que não estou sendo muito claro lá então resolvi fazer um post sobre voo para uma anatomia humana.
Lembrando que eu não sou um especialista na área só estou me "divertindo" com um experimento totalmente imaginário, que por tanto, não há testes que comprovem que o que falo seja verdade. Porem tudo isso será baseado em pesquisas tiradas da net que você podem comprovar a veracidade.
Pois bem comecemos então.



Se o homem tivesse asas projetadas para o voo de largura X e comprimento Y que fossem aerodinâmicas. Seria necessário no minimo cerca de 6X mais músculos peitorais do que nós normalmente temos para poder decolar e se manter no ar, alem de precisarmos de uma velocidade Z. (tudo isso depende do peso e volume do ser humano)


Nosso corpo não é realmente aerodinâmico principalmente o das mulheres por causa dos seios, vou colocar uma imagem de uma asa aerodinâmica para vocês entenderem como funciona seu atrito com o vento e depois o atrito com o vento no corpo de uma mulher e no de um homem.


Como pode ver o vento passa e o atrito do próprio vento faz com que 
as penas vão para baixo e o que seria equivalente ao braço e "ombro" para cima.
As setas indicam pontos de arrasto (que fazem atrito com o vento) e
Setas duplas indicam o que o arrasto faz com a asa.


Bom, como pode ver nós não somos tão pouco aerodinâmicos como você devia ter pensado. É claro que não somos nem próximos do corpo de uma ave mas se compararmos com asas somos até que similares. Cabeça, ombros e peito fazem arrasto e vão para cima as pernas fazem arrasto para baixo tentando nos deixar de pé. O arrasto nas costas e cintura são mais para empecilhos mas quem sabe podem ser minimizados com... asas? Uma coisa a se notar é que o arrasto se faz presente muito mais nas costas e pernas do que no corpo em si, o que ocasiona em fazer o ser humano tomar a posição de andar ereto.
Obs: O arrasto nos ombros é maior no corpo humano e como não há pelicula de pele para 
onde o ar pode ir o arrasto nos manda para trás mais do que manda os ombros para cima



Como podem ver qualquer estrutura que faça barreira contra o vento vai te empurrar mas, como pode-se ver na estrutura das asas, nem sempre isso é uma coisa ruim afinal isso pode te empurrar para cima.


Quanto maior se é mais pesado uma ave é, e mais força ela tem que fazer para decolar. Decolar é uma tarefa exaustiva... A três fatores básicos que fazem qualquer coisa voar, vimos acima que o design aerodinâmico é um deles, quanto menor você é menos atrito você faz e se você tiver o formato nominal do corpo/asa o próprio ar pode te deixar no ar com 0 de esforço por sua parte. Falando em tamanho, este também influi proporcionalmente ao peso que é o segundo fator, quanto menos pesado você é melhor você voará pois menos a gravidade te puxará para baixo.


Neste caso
Design aerodinâmico = 0
Peso = 1t
Força = 1


Terceiro fator é a força, tendo músculos como visto ali em cima é possível fazer o ser humano voar como ele é agora se houver força suficiente, mas esta é uma força descomunal e improvável na prática.


O projeto de um ser humano voador é um pouco contraditório, principalmente se desejamos que não haja grandes mudanças no corpo humanóide pois mudanças no corpo ajudariam muito, coisas como a perda dos grandes e pesados glúteos (o traseiro) já que teremos asas de contra peso, uma mudança estrutural completa do crânio para que seja possível olhar para frente de forma mais confortável e talvez até olhar para cima, mudanças estruturais do quadril e pernas para uma corrida já em posição de decolagem, perda dos braços que dão muito peso, etc. Todas essas mudanças acarretariam em grandes "deformações" físicas mas que ajudariam imensamente o voo. Mas como não podemos o projeto teve que se desdobrar para encontrar as melhores adaptações para que o voo seja o mais fácil possível.




--O que que é mesmo o projeto icarus?


Bom, o projeto icarus, na descrição mais simples que meu cérebro conseguiu pensar, é uma tentativa de fazer um ser humano com asas e que voe.


Mãos a obra


Bom, primeiro vamos ver o que precisamos para fazer um ser humano voador:


Ele(a) precisa ser leve
Ele(a) precisa ser aerodinâmico
Ele(a) precisa ter músculos em quantidade e força suficiente para usar de seus membros (asas) para voar
Ele(a) precisa ter modificações cerebrais e nos órgão dos sentidos para adaptação ao voo.


Como devem ter percebido eu adicionei uma coisa a mais, isso se deve porque se o ser humano não tiver órgãos de percepção (Visão, audição, olfato, ou algum sentido novo) adaptados para o voo ele virtualmente não pode voar com perfeição.


Vamos começar a construir novamente o avião então.


Ele(a) precisa ser leve! Para que o espécime seja leve nós precisamos nos livrar do máximo de peso possível


Para diminuir o peso vamos fazer:


Modificação muscular geral, a modificação deixará os músculos mais leves (e fortes)
Modificação óssea geral, por osso pneumáticos
Perda de um de cada órgãos gêmeos, aqueles órgãos que temos 2 de cada, tipo o pulmão e rim.
Modificação de certos órgão para que tenham menos massa seja fazendo com que eles fiquem menos eficientes e assim fazendo com que eles pesem menos, ou fazendo eles ficarem mais eficientes fazendo com que eles pesem menos ( todos os órgão do sistema digestivo são os maiores exemplos).
Desenvolvimento de bolsas de Hidrogênio e distribuição do próprio pelos ossos pneumáticos. Hidrogênio é um gás muito leve principalmente na temperatura corporal humana (que é de cerca de
33 °C), a distribuição destes pelos ossos fará com que a diminuição do peso seja mais uniforme e aumentará a capacidade de armazenamento do gás, alem do mais o hidrogênio pode ser usado para o mimetismo de vozes e é inflamável (embora não pretendo fazer o espécime soltar fogo).


Entretanto haverá fatores que farão com que tudo pese mais:


Alguns órgão obrigatoriamente terão mais massa para adequação ao voo (como pulmão e coração)
As asas farão grande peso.
A pele calcificada pesará um pouco mais, como a pele é o maior órgão do corpo o peso total desta será significativo (cerca de 2kg a 3kg ).


Não colocarei a arquitetura definida de nada aqui pois isso é muito complicado... Alem do mais não sou um especialista na área. Também procurarei não tratar de estruturas moleculares embora seja algo interessante para se trabalhar.


Bom, mãos a obra, vamos distrinchar o que vimos acima:


1° Perda de uma unidade de cada órgão gêmeo: Isso eu não preciso explicar certo? Acho que é suficientemente inteligível o que eu quis dizer com isso não?
Nãaaaaaaaaaaao?
Pois bem eu explico: Alguns órgãos como os pulmões, rins, córnea... opa córnea não, eu não vou tirar uma córnea, ou um ouvido (internos e externos), etc. O que eu vou fazer é tirar  uma unidade de órgãos gêmeos selecionados  (tendo nesse meio algumas exceções como os órgãos dos sentidos) e desenvolverei um pouco a outra unidade para que possa atuar sozinha (vou falar mais sobre melhoramento a frente).
Estamos entendidos nessa parte? Ok próxima!


Bom só faltou tirar uma das aberturas nasais (risos)




2° Modificações dos sistemas corporais: Aqui eu vou listar as modificações que eu vou fazer, eu não tenho a modificação de todos os órgãos de todos os sistemas, como eu disse o projeto icarus é um projeto complicado e que eu preciso pensar e repensar ainda mais para aperfeiçoa-lo, eu pretendo atualizar esse post futuramente quando me surgir espiração para tal. Enquanto isso fiquem com o que eu tenho.


A. Modificações no sistema ósseo:


Transformação completa para ossos pneumáticos.
Aumento e melhoramento da cartilagem para melhor absorção de impactos e flexibilidade (a editar)
Modificação dos osteócitos para que eles façam com que os ossos sejam feitos em uma concentração variada de calcita, a maior concentração de calcita na estrutura esquelética será nas costelas por causa dos fortes músculos peitorais, ela também se concentrará em ossos "longos" como fêmur . Ela é praticamente inexistente em ossos muito pequenos como o tímpano.
Modificação das células hematopoiéticas para que ela não produzam glóbulos brancos. Todo o sistema imunológico foi substituído por uma cultura de bactérias especiais que trabalharam como o próprio sistema imunológico falarei mais delas a baixo.


Osso pneumático limpo de avestruz (não sei ao certo se realmente é de avestruz é o que dizia na fonte)


A². Isso faz parte da modificação óssea mas tem relação direta com o sistema circulatório: Todo o sistema imunológico foi substituído por uma cultura de bactérias, elas são muito mais "inteligentes" do que o nosso sistema imunológico atual alem de serem mais fortes, atacam qualquer célula que esteja fazendo "mal" ao organismo (isso mesmo ela conseguem distinguir) em que ela reside. Ela também atacam células cancerígenas quando o estado do câncer alcança certo nível porem nunca curam totalmente um câncer.Se alimentam da gordura residual do corpo.(a editar)


B. Modificações do sistema circulatório:


Remoção completa de glóbulos brancos e anti-corpos em geral, portanto o sistema linfático perde uma de suas funções. Não há mudanças drásticas no resto do funcionamento do sistema linfático.
Os músculos do coração são aprimorados e podem bombear sangue mais lentamente, no entanto o aprimoramento muscular SiFis não funciona e nem foi feito para funcionar bem nos músculos cardíacos por tanto é compreensível que não haja melhoras tão grandes dependentes deste projeto. Os batimentos por minuto nominais são de 40 mas podendo chegar aos 200 sem problemas a saúde. O coração sofre modificações para ficar maior em geral.
Com um sistema mais rápido o oxigênio e nutrientes são levados mais rápidos em todos os lugares.
Sistema de arquitetura das veias superficiais do sistema para que haja mais veias na superfície da pele e na pele das asas para propósito de resfriamento do corpo.
Sistema de arquitetura das artérias e veias de procedencia pulmonares resultando em mais veias em direção aos pulmões que reabastecerão o sangue dessas veias com oxigênio.
Mudanças no sistema circulatório de procedência ao miocardio são suaves e só para adaptação.


Um coração que esta passando pela transformação do projeto SiFis (risos)
Não sei o que colocar aqui...




C. Modificações do sistema respiratório


Modificações pulmonares, evolução para pulmões sacos aéreos, os sacos aéreos neste caso não são tão desenvolvidos como no caso das aves, os sacos aéreos na verdade são "salas" de um mesmo pulmão, o pulmão que é consideravelmente maior do que o de um ser humano é dividido em salas que se ligam como sacos aéreos e tem a mesma função. Há 4 salas e o próprio pulmão se localizando na parte inferior do mesmo. Há músculos desenvolvidos como o diafragma que alteram a pressão nos pulmões e suas câmaras individualmente, isso aumenta sua eficiência na respiração e distribuição de oxigênio ao corpo de 10%, sendo que a eficiência das aves é o dobro, 20% de aumento (no entanto nossos pulmões são obviamente maiores). Os novos músculos que controlam as câmaras são totalmente involuntários embora o músculo do próprio pulmão seja controlável.
Bolsas de hidrogênio são ligadas a faringe e ao estomago, bactérias que decompõe e dissipam a acides do estomago produzem hidrogênio, esse hidrogênio é armazenado em bolsas de hidrogênio que por sua vez se ligam aos ossos e preenchem seus espaços ocos com o gás.
As bolsas que se ligam a laringe, através de um esforço em músculos totalmente novos artificialmente criados, podem abrir o canal que conecta a essas bolsas, que então fariam com que o hidrogênio saia e afete a laringe que pode produzir sons mais agudos dependendo da quantidade de hidrogênio vazada. Há uma estrutura extra parecida com a epiglote que serve para fechar a laringe e assim abrir o canal que leva a bolsa de hidrogênio, como um reflexo a própria epiglote se fecha então você não pode estar ingerindo nenhum alimento ou respirando quando solta hidrogênio pela boca. A quantidade que é possível soltar não é suficiente para soltar fogo.(não estamos fazendo um dragão aqui!!!!)
Não há mudanças drásticas nos outros órgãos da respiração como as narinas.


Sistema respiratório das aves com sacos aéreos.
Depois eu faço um desenho dos pulmões do projeto...




D.Modificações do sistema digestivo


O sistema digestivo foi totalmente adaptado para o consumo de líquidos e pastas super energéticos e vitamínicos. Assim como o nosso sistema digestivo foi adaptado para comer carne cozida em vez de crua por seu maior valor energético e facilidade na digestão, este sistema digestivo foi adaptado para o consumo de alimentos facilmente digeríveis. Arranjar esse tipo de alimento não é difícil, basicamente é água + muito açúcar ou gordura/óleo + comprimidos de suplemento vitamínico (que podem ser achados em qualquer farmácia, a quantidade varia conforme as necessidades do espécime, atenção especial a alimentação de leite e produtos ricos em cálcio).
Assim, com o estomago menos eficiente, ele seria diminuído ao máximo possível, o mesmo vale para todo o intestino.
O figado deve ser mais desenvolvido para armazenar gordura de maneira mais eficiente e para juntamente ao rim adotar um sistema diferente de excreção de compostos nitrogenados, a excreção de ácido úrico como principal produto, as excreções são feitas separadamente mas são depositadas junto as fezes para juntamente serem expelidas, outras funções do figado não serão drasticamente alteradas (a editar)..


Sopa é um exemplo de alimento saudável  para o estômago preguiçoso do espécime, lembrando que mesmo se houver pedaços de legumes ou carnes não há problema quanto seu consumo, no entanto esse alimento não será bem digerido (principalmente fibras de carne e leguminosas). No entanto comer fibras pode fazer bem ao organismo, evitando prisão de ventre (assim como no nosso também).


E. Modificações no sistema tegumentar


O sistema tegumentar receberá uma mudança "revolucionária", porem essa mudança é padrão no quesito resistência com mobilidade há anos no meu mundo. A pele calcificada consiste em não uma camada de pele mas várias delas, a pela calcificada como o próprio nome diz tem uma quantidade variável de cálcio e calcita nas escamas da pele.


Se você é leigo e pensou "pele não tem escamas" esta é uma foto da pele humana no microscópio, como 
pode ver a pele humana tem escamas mas elas não são como as escamas dos répteis claro.


As escamas calcificadas são menores (menos da metade do tamanho) e incrivelmente mais resistentes, sua produção é simples, feitas células especializadas que se encontram na camada mais funda de pele calcificada pois estão a todo momento fabricando mais pele. As pele propriamente dita é composta de 2 á 3 dezenas de camadas de pele calcificada que é bem fina. Não há problemas de mobilidade corporal já que a própria pele tem o poder natural de se esticar aumentando o espaçamento das escamas (quando muitas camadas são esticadas simultaneamente e muito frequentemente é fabricado mais pele para preencher os espaços vazies pois para o corpo é como se você tivesse crescido, e talvez tenha realmente). Qualquer marca, mesmo marcas de melanina,  são eliminadas da pele conforme você ela descasca (porem o processo de descascamento é suave e não aparente a não ser que você olhe de perto e com atenção), isso também é valido para tatuagens, o uso de objetos perfurantes (brincos e piercings) é contra indicado pois a pele se acoplará ao objeto e as bactérias que formam o novo sistema imunológico atacarão o objeto causando inchaço e irritação (obviamente isso demora muitas horas para acontecer, porem o machucado deixado no furo também inchará em contato com objetos então não faz muita diferença). Este projeto normalmente dispensa a melanina pois tem função semelhante, muitos normalmente retiram as células produtoras da melanina da pele para retirar a melanina. Lembresse que retirar a melanina do corpo retirará suas vantagens também, não há problema quanto a luz solar pois as escamas absorvem ela muito bem porem se danificam mais rápido que a pele com melanina (alem de ter tendencia a esquentar mais facilmente) por isso precisa ser trocada periodicamente , sem melanina não há como ter uma pele nem mesmo levemente bronzeada no entanto não acontece da pele ficar mais opaca como no albinismo já que o próprio cálcio e calcita deixam a pele esbranquiçada, esse esbranquiçamento da pele também serve para esconder veias amostra na pele e o avermelhamento caracterismo na pele de pessoas de pele muito clara quando se aperta com certa força a própria.
Outra vantagem é que a pele calcificada e um pouco mais densa que a pele comum e pelo próprio fato da pele mudar periodicamente marcas de expressão são raras nesse tipo de pele, marcas das dobras dos dedos e outros também são mais difíceis de estarem presentes, cicatrizes e mesmo marcas de ferimentos que demoram a sarar desaparecem antes do ferimento estar completamente curado, em geral qualquer marca dificilmente fica na pele.
É claro não há só qualidades nesse projeto ele trás com sigo como percebeu acima alguns defeitos, outros defeitos a se citar é a dificuldade do crescimento do pelo (ou cabelo) quando arrancado (não há dificuldade de crescimento no caso das penas que tem sempre sua reposição sem problemas), a pele calcificada tem várias camadas e só depois da ultima junto as células que fabricam a pele estão os folículos capitares que são as raízes do pelo, se ele for arrancado terá que passar por todas as camadas de pele calcificadas que são mais resistentes que pele comum, o pelo não será capaz de crescer para fora então ele crescerá no interior da pele, é necessário a perfuração da pele para retirar o pelo em crescimento. As glândulas que mandam óleos para tornar os cabelos impermeáveis também tem certos problemas para agir, espinhas podem acompanhar o individuo durante toda a sua vida a partir da adolescência, e elas aparecem mais cedo do que o normal se não houver cuidado. Ela torna tão difícil a saída de excreções que o suor não mais elimina excreções nitrogenadas, todas elas são eliminadas na defecação.


(A editar) continua...







Bom é isso espero que tenham gostado deste resuminho, por favor comente se acha que eu falei besteira pois eu adoraria discutir isso, talvez me dê novas idéias.
Se tiver qualquer nova idéia por favor comente.
Se acha que faltou algo comente por favor.
As imagens usadas foram desenhadas pela minha irmã porem modificadas por mim, que fez um monte de setas feias, se quiser ver os desenhos originais também comente por favor.


Edit: Vocês já viram como funciona uma asa delta? Para manter um ser humano no ar aquilo lá é até demais mas serve de bom exemplo para tamanho e envergadura das asas.


Obviamente as asas não precisam e nunca serão tão grandes, no máximo 2/3 disso.


Como pode ver um assa delta pode suportar 2 pessoas, na verdade ela suporta até 3 pessoas
de porte médio ou até mesmo 4 dependendo da situação e das pessoas, obviamente não é aconselhável tentar colocar mais de 2 pessoas pois os riscos aumentam muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário