2 de jun. de 2012

Projetos alquímicos Busgosu

Este projeto será como o do post anterior pois assim é muito mais fácil de entender, sem ter aquela historinha maluca de fundo... Mas se vocês gostaram da historinha posso fazer outro projeto com historinha não me importo realmente.
Pois bem, o Busgosu é um ser da mitologia asturiana com patas e chifres de carneiro, há um ser parecido na mitologia grega se não me engano mas eu não estou aqui para falar das diferenças entre eles.


Aqui temos a melhor imagem da estrutura da perna que eu achei na internet, lembrando que eu não queria ver a pele esticada tampando tudo.




O projeto é sobre a modificação dos membros inferiores, não vamos colocar chifres.

Haverá uma classificação de membros em comparação a fisiologia humana onde os dedos seriam, contando a partir da ponta do dedo, até terceira articulação (Segunda no caso do dedão), os pés seriam desde a terceira articulação até o tornozelo, as pernas seriam do tornozelo até o joelho e do joelho ao quadril seria a coxa. Pode parecer obvio mas depois de reler todo o texto me pareceu meio confuso (principalmente a parte dos dedos/pé) então resolvi explicar isso para ficar bem claro.
Está é uma obra de ficção, nunca houveram (pelo menos que eu saiba) experimentos para remodular a estrutura muscular e óssea de um ser humano.


Hoje já não precisamos mais de todo este equilíbrio para andar como nossos ancestrais precisavam, afinal nós não pulamos mais de galho em galho, nós andamos em cidades que são praticamente planas. E nossas prioridades mudaram também agora nós temos que praticamente todo dia (se você for uma pessoa sem sorte como eu) correr para fazer algo e alem disso você, como eu, deve odiar bater seu "inútil" dedo minimo do pé em uma comoda sem querer. Uma perna como a que vemos em animais como o cavalo ou o jaguar seriam ótimas para corridas e não é como se nós não pudéssemos nunca mais andar numa floresta afinal não perderíamos todo o nosso equilíbrio (só vai ser mais difícil pular de galho em galho). E ainda temos o exemplo das mulheres que usam salto alto que se apoiar nos dedos dos pés, o que faz com que eles fiquem mais bonitos.
Piadas a parte, agora vou mostrar próteses de pernas de alto desempenho e versatilidade para seres humanos.


Esta é umas das mais novas próteses da Ossur se quiserem saber mais sobre ela vou deixar o link de um site em português com a matéria sobre a prótese aqui:



Este é Oscar Pistorius ele é um corredor paraolímpico esportivo, o foco são suas próteses de alto desempenho para corrida.

As próteses estão se aproximando de pernas de animais se você reparar, isso é causado por que elas são mais úteis para andar nas mais diversas velocidades, o design mais fino e que cada vez mais funde a perna (a parte do joelho ao tornozelo) ao seu pé (que áleas sofre uma bizarra alteração nas próteses atuais que cultivam desempenho e não aparência comparativa a humana).
Então depois dessa pequena grande introdução vamos ao experimento, primeiro vamos fazer a comparação da arquitetura óssea e muscular da perna(pata) animal com a humana com vários animais diferente pois não pretendo me prender ao carneiro.

Coxa Humana.

Arquitetura muscular completa (corpo inteiro) de uma mulher.




As mudanças ocorrem principalmente no uso dessa estruturas ósseas nas 
Modificações desejadas por mim.




Comparação da arquitetura óssea dos animais acima.
Compare também os animais abaixo com a imagem acima dessa:
Este é um Lobo-da-tasmânia, reparem na estrutura das patas traseiras

Estes são jaguares reparem que mesmo no filhote o "pé" é consideravelmente grande.

Como podem ver o "pé" aqui já esta maior do que a "perna".


Comparação entre a arquitetura óssea de uma ema e um ser humano.

Bom, com essas imagens podemos começar a imaginar como queremos que fique, e eu optei por uma versão como a da ema mas com "dedos" diferente.
Não gosto da idéia de cascos, minha predileção seria uma estrutura parecida com a dos felinos, inclusive com unhas retrateis, elas são fofas e dão mais equilíbrio do que uma pata de cascos. no entanto realmente na questão de equilíbrio as patas das emas e dos dinossauros dão mais equilíbrio por serem espalhadas, mas na sociedade de hoje isso não seria viável justamente pelo seu aspecto espalhado que pode enganchar em coisas no chão com facilidade ou até mesmo quebrar um dedo (lembra do que falei do mindinho?), no caso de uma pata de felidaes ou canis, ela podem simplesmente se encaixar em sapatos especialmente projetados para felidaes ou canis, como os nosso, que são especialmente projetados para os seres humanos (pés de macacos..).
Indo para os pés, eles teriam que ser longos, do tamanho das nossas atuais pernas ou um pouco maiores pois assim quando nós corrêssemos nossos "dedos" que seriam o que nos sustentariam agora teriam uma aumento na distância um e outro.
Acho que uma imagem explica melhor do que eu:

Como pode ver é um homem pulando um obstáculo, eu não peguei um correndo pois não haviam boas imagens de exemplo.
Certo, vamos a um exemplo no reino animal como a corrida de um guepardo.



Como podem ver na imagem central ele se estica completamente para alcançar o chão o mais a frente possível e para isso ele ainda dá um pulinho, depois disso ele toca o chão e faz com que suas patas dianteiras e traseiras se encontrem para que as patas traseiras se apoiem no chão próximo ao qual as patas dianteiras estavam e depois ele empurra seu próprio corpo para frente com as pernas traseiras apoiadas nesse chão e o ciclo recomeça.
Portanto como pode ser visto no exemplo pode te dar mais velocidade, alem do mais um "pé" comprido e fino em contraposição de uma estrutura de uma perna pequena e uma coxa forte pode te fazer ter mais equilíbrio, áleas nosso próximo assunto é justamente a perna que seria fina e curta para dar equilíbrio em duas patas. Mas como isso acontece? Primeiro vamos ver novamente nosso amigo Busgosu:


Este é o nosso querido Busogu agora vamos modifica-lo para os padrões do nosso projeto:



Esta imagem foi feita por mim mesmo, mas foi baseada na imagem acima 
(pelo menos da cintura para cima), ela deu um trabalhinho para ser feita...

Viram? Ficaria mais ou menos desse jeito, se minhas habilidades no photoshop fossem melhores eu desenharia as patinha bonitinhas mas como não são, pensem naquilo como os sapatos customizados citados anteriormente (vendo agora realmente parecem cascos....).
Bom, vamos falar do equilíbrio agora, você sabe que os glúteos alem de serem os grandes músculos das nádegas e serem muito vistosos no sexo oposto também foram uma das modificação que colocou o homem em pé na evolução. Assim como uma cauda ele serve de contrapeso. Se você contrair seus glúteos agora (se você estiver sentado com encosto atrás) poderá perceber que eles conseguem levantar o peso do seu corpo. Os glúteos são sem duvida músculos bem fortes mas hoje em dia eles são um tanto quanto desnecessários, tanto que a maioria das pessoas sequer exercita eles direito (isso também é valido para muitos outros músculos...). Se você repararem no desenho de minha autoria perceberão que as coxas estão levemente curvadas o que faz com que todo conjunto dedos/pé/perna fique mais a frente, assim seu próprio corpo serve de contra peso, e isso pode ser ajustado, e precisa ser ajustado, por exemplo se você engordasse. Agora não pense que só por que as pernas são finas que elas são fracas pois dependendo da arquitetura dos ossos e músculos ela pode ser mais forte que as pernas humanas. E áleas teria que ser pois nós desejamos mais velocidade.
Um ponto importante também são as estruturas dos ossos, osso mais leves são preferíveis portanto eu modificaria os ossos também para que eles se tornassem pneumáticos como os das aves. Ah lembrando que o modelo do desenho acima tem chifres mas no projeto não serão colocados chifres
É isso, projeto criado só falta testar e ver os erros para melhoramentos futuros.

*As partes coloridas na imagem indicam os músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário